sexta-feira, 23 de abril de 2010

Primeira - O começo de tudo

Tudo começou há alguns anos. Diria há uns 16 anos. Ou melhor, há uns 18. A gente casa feliz da vida e passa a fazer compras e fazer o que bem entende. E comer de tudo. E fazer menos atividade física. E engordar, engordar, engordar. Acho que casei com o meu peso mínimo mais recente, 94-95 kg, me achando enorme.
Os anos foram passando e fui me achando bem, muito bem. Fui aprendendo a cozinhar cada vez melhor. Em 1994, no reveilon para 1995 ( gravidez da Alice) rompi a barreira dos 100 kg para nunca mais voltar. Na gravidez do João Pedro, rompi os 110Kg, o que do alto dos meus 1,82 m fica até bem distribuído, gordo engraçado, divertido, comilão.
Pena que junto veio hipertensão arterial e aumento progressivo da glicose de jejum. Nas férias em janeiro com as crianças, só de imaginar qualquer programa com caminhada de mais de 5 minutos, já desistia. Em 2006 viagem de 6 dias em congresso a Bordeaux/ Paris consegui a façanha de passar de 115kg a 121kg em 6 dias e sofrer de dor nos dois joelhos durante toda a viagem, tomando anti-inflamatório como se fosse vitamina...
Janeiro de 2009, férias na praia do forte- Bahia - e lá estou eu fugindo de todo programa que envolva qualquer caminhada, o que dirá uma corrida! O pessoal é super ativo, saudável, animado.Novos exames de sangue e a glicose se mantendo em torno de 110-113. Passam uns meses e a Chris ( patroa) pergunta se pode inscrever toda a família (eu, ela Alice e João Pedro) no "family run" - corrida/caminhada que faz parte da maratona do Rio com 6 km de extensão, para a gente fazer caminhando. Pensei: " isso equivale a uma hora e meia de shopping center, consigo fazer mole" . Falei:" Pode inscrever!".
E assim foi feito, nos inscrevemos todos. Ela até foi andar algumas vezes na lagoa com as crianças, eu nada fiz para me preparar.
No dia 28/06/2009 às 07:30 da manhã chegamos ao aterro. Fiquei maravilhado com o que encontrei. Um ambiente saudável, sadio, de pessoas colaborando umas com as outras, cada uma competindo consigo mesmo em busca da sua saúde, do seu bem estar. MILHARES DE PESSOAS, e nenhuma divulgação, imagine se houvesse divulgação...
Fizemos a prova caminhando em 60 minutos, nós quatro de mãos dadas. Fiquei com todos os músculos do corpo doendo por uma semana. Marquei uma prova de esforço(17/07/09) e me matriculei numa academia (17/07/09). Na minha avaliação, feita pelo prof Cláudio, ele me perguntou porque estava me matriculando. Respondi: "objetivos de curto, médio e longo prazo. Curto prazo, perder peso; médio prazo, completar uma maratona; e longo prazo, ter saúde." Quando falei "completar uma maratona" ele, que estava escrevendo de cabeça baixa, parou de escrever, levantou a cabeça, me olhou e disse:"ousado hein! Tô gostando disso, mas tem que tomar cuidado, isso pode ser perigoso". Nesse dia estava pesando 116kg, já tinha perdido uns quilinhos, oscilava entre 116-118. Comecei a musculação + esteira no dia 20/07/2009, mas sem fechar a boca achando que isso seria o suficiente para emagrecer. Só em agosto passei a restringir as gorduras - basicamente tirei a manteiga e carne só em churrasco ou churrascaria, como peixe todos os dias, grelhado cozido ou assado.
As vésperas do natal consegui retornar aos dois dígitos! 99 kg, fotografei a balança a enviei para toda a minha mail list... Atualmente oscilo entre 94-96 com a meta de chegar aos 85, mas está bem mais difícil.