domingo, 27 de junho de 2010

Entrando no ritmo - Os treinos para Maratona

O treino vai progredindo e vou muito gradativamente perdendo um pouco de peso e estabilizando. Em abril meu peso oscila em torno de 96kg. O treino se intensifica, mas o mais difícil de todos foi o primeiro longa. Depois o difícil é encaixar os treinos na minha rotina de cirurgião geral. Vez ou outra tenho que alterar dias e não fazer a natação por conta de compromisso profissional, mas não perdi nenhum dia de treino de corrida dos previstos na planilha. Em abril durante um congresso em Washington corri dois dias na esteira do hotel e fiz o longa no dia da chegada no Rio! Claro que o desempenho foi péssimo, mas não foi perdido. Nos tiros e longas o treino corria tranquilo. O sofrimento vinha sempre nos treinos de ritmo, um pouco mais rápido, distância média.
Logo no início criei uma agenda no google, maratonafirst@gmail.com e coloquei toda a planilha nela. O Flávio, a Teresa e a Flávia resolveram também segui-la. O entusiasmo em grupo só reforça a vontade de fazer tudo certinho. A lesão recente me fez fazer exatamente o recomendado, nem mais, nem menos. O 405 mostra a evolução ao longo do tempo, em termos da frequência cardíaca e da velocidade. http://connect.garmin.com/activity/29781385 e http://connect.garmin.com/activity/38208020 . É empolgante perceber a melhora e comprovar em números que ela está acontecendo de fato.
Em maio fui a um casamento de um primo em Belo Horizonte. O longa previsto era de 19km e aproveitei para dar uma volta na Pampulha ( 18300m). A temperatura, boa noite de sono, local diferente, tudo conspirou para um ótimo dia. Tem dias em que a gente acorda PARA correr. Foi uma corrida tranquila, solta, num ritmo médio em torno de 7 minutos por km.
Em junho duas viagens previstas: Miami na primeira semana e Porto Alegre na segunda. Em Miami fui junto com o Flávio numa viagem relâmpago - uma noite viajando, duas noites lá, outra noite viajando de volta. Acabamos optando por fazer o longa lá e não fazer o treino de ritmo - esse foi o único treino que não fiz de todos os previstos na planilha. O Longa era de 20km. Estávamos em Fort Lauderdale e resolvemos sair do hotel e seguir pela praia em direção norte até 10km e voltar. Foi dificílimo! O tempo estava muito quente, abafado, úmido, tive que fazer o último quilômetro andando pois a FC estava passando dos 174bpm! Acho que foi o conjunto de fatores: clima, noites mal dormidas da viagem, dia ruim.
Na semana seguinte viagem para Porto Alegre com longa previsto de 28km. Fiquei realmente tenso ante essa distância, a segunda maior do período de treino. Ficaria 3 noites lá e escolhi um hotel que tinha esteira e até uma raia de 25m para natação! Levei toda a traquitana de natação e de corrida. Na primeira manhã corrri na esteira do hotel. Na segunda nadei 2000 m, ansioso com o longa de 28km. Estudei vários trajetos no webrun e google maps e cheguei a conclusão que 0 melhor era ir andando até a beira do Guaíba e correr na direção sul, me guiando pelo garmin para atingir a distância desejada. Acabei indo até o bairo Tristeza, partindo do centro - quem conhece Porto Alegre sabe que é bem longe. Foi super tranquilo ( http://connect.garmin.com/activity/36579817 ), fiz com ritmo um pouco abaixo dos 7min por km.
De volta para o ritmo normal, sem viagens, aguardava o maior longa de todos: 32 km. Qual trajeto faria? Achava que deveria ser um percurso que mostrasse por si só a magnitude da distância. Quatro voltas na Lagoa mais 2km não refletiam o que vinha pela frente. De tanto verificar distâncias no webrun passei a ter um "feeling" das magnitudes dos trajetos. Após muito estudo de mapa resolvi: sairia de casa no Cosme Velho, de madrugada, descendo pela rua das Laranjeiras, Pinheiro Machado, Farani, Praia de Botafogo, Pasteur, Copacabana, Ipanema, Jardim de Alah, uma volta na Lagoa e retorno pelo mesmo caminho. Deu 32,5km em 3h47min, com 800m de caminhada no final pois a rua das Laranjeiras estava apinhada de gente às 09:45 da manhã e foi impossível terminar correndo ( http://connect.garmin.com/activity/38208020 ). Mais uma vez repeti o ritmo de um pouco menos que 7 min por km. As pernas ficaram meio bambas, mas deu para cumprir tudo sem pensar em parar. Foi bom para ter a dimensão de como vai ser a superação de correr mais 10km no dia 18/07.