terça-feira, 11 de maio de 2010

Muita sede ao pote

Já diz o ditado: " quem nunca comeu melado quando come se lambuza". Foi tomar gosto pelo exercício, pela endorfina/serotonina para achar que logo conseguiria correr. Já tinha perdido una 5a 7 kg, estava pelos 112-113 kg quando me inscrevi na prova da Adidas da primavera para correr 5 km. Não queria andar, queria correr, nem que fosse bem devagar. Comecei a dar umas corridinhas de um, dois minutos no meio da caminhada da esteira

Início

Desde o início mudei radicalmente um dos meus hábitos mais arraigados: acordar cedo. A vida inteira sempre tiver horror a acordar cedo, fui sempre um ser noturno. Porém a partir dos 40 anos isso foi mudando. Pouco a pouco fui deixando de ser um ser noturno para ser matinal. Quando iniciei o programa de exercícios o único horário regular possível era às 6 da manhã. Inacreditavelmente consegui acordar todos os dias antes do despertador, regulado para 5:45h. Ás 06:05 geralmente estava entrando na academia para uma sessão rápida de musculação, um dia série para perna, outro para braço. Depois da musculação, esteira. No início só conseguia caminhar por 30 minutos. Logo ficava 40 minutos a uma hora na esteira. A sensação de controlar a si mesmo era fantástica!
Nas primeiras semanas continuei glutão como sempre e o ponteiro da balança não mudou. Tirei as gorduras, carne de boi só em churrasco ou churrascaria, peixe todos os dias, almoço e jantar. Pronto! Os quilos começaram a ir embora, 1,5 a 2 por semana.

Porque o título?

Na hora em que resolvi escrever esse blog a idéia era registrar a experiência que estava vivendo. Mas qual seria o título? Pensei em vários, todos muito óbvios. De todos os objetivos, o maior era melhorar a saúde e o bem estar e a consequência disso é conseguir me tornar um velhinho saudável. É difícil ver uma pessoa de 90 anos gorda, chegam lá os magrinhos que têm algum tipo de atividade física. ( que me perdoe o Jô Soares, que fica o tempo todo buscando evidências do contrário). No caminho que estava indo, gordo, hipertenso, com a glicose alta - ainda não diabético mas indo nessa direção- a resultante seria uma vida sem envelhecimento, ia morrer novo na certa! Por isso " correndo para envelhecer" , com pressa de ficar saudável e CONSEGUIR envelhecer com saúde.