domingo, 7 de agosto de 2011

Amsterdam, faltam 11 semanas!

Faz 3 semanas que consegui correr de ponta a ponta a maratona do Rio. A felicidade e satisfação foram enormes! Mas agora é reiniciar a preparação visando a minha primeira prova internacional, a maratona de Amsterdam em 16 de outubro. Achei a minha recuperação muito boa. No dia seguinte à maratona consegui nadar 1000 metros bem devagar e saí da piscina me sentindo melhor do que antes de entrar. Na terça feira, 2 dias após a prova corri 5 km na esteira a 8,3 km/h, com as pernas meio duras no início, mas sem sentir dor. Na quarta feira, 1500 metros nadando. Na quinta, 8 km a 9km/h. Fomos à friburgo no final de semana e corri no domingo na estrada 13 km num ritmo abaixo de 7min / km! Isso uma semana após a maratona...
Na semana seguinte, já preocupado com a preparação para Asmterdam, iniciei a planilha segundo o programa FIRST na semana 12. Como no final de semana iria viajar com os amigos do colégio para uma festa "julina" em Teresópolis que fazemos todo ano, inverti a ordem dos treinos e planejei fazer o longa na sexta feira. Pela planilha seriam 29km mas o horário que teria disponível seria muito apertado, final da tarde antes do plantão. Comecei a correr na Lagoa às 17 em mponto, já com tudo pronto para o banho no Plantão no Miguel Couto (o plantão começa às 20:00) . Não daria tempo para os 29km e seria um certo abuso fazer essa distância a 2 semanas da maratona. Revi os planos e reduzi para 25, que couberam direitinho no tempo disponível . Em Teresópolis fiz os 10km de tempo run previstos, mas a bateria do garmin acabou com 7km e pouco.
Hoje foi a vez do segundo longão. O plano inicial era de 32km. Não sei se comecei forte demais ou se ainda não recuperei tudo o que tinha de recuperar, mas o fato é que a partir do km 21 o bicho pegou! comecei a ter " dor desviada " do lado esquerdo, tendo que reduzir bem o ritmo, a inserção do quadríceps/psoas direito doía muito, ficou muito quente a partir das 10 da manhã, a minha FC começou a passar de 165 e resolvi só correr 28km, aumentando 3km em relação a semana passada. Dessa forma serão somente 3 treinos de 32km até a maratona, mas vindo de uma prova recente de 42 km acho que está bom. Vou tentar esticar o último até 34, 35km da mesma forma que fiz para a maratona do Rio e me dedicar mais à musculação.
No fundo acho que o maior problema hoje foi ter começado num ritmo muito forte.