sábado, 26 de junho de 2010

Começa o treino

No dia 15 de março comecei "oficialmente"a treinar para a maratona do Rio. Já tinha me inscrito em Fevereiro, num ato que misturava ousadia/rebeldia/insanidade e uma vez inscrito, resolvi pelo menos tentar me preparar. A prova dos 10km do outono me ensinara que se eu quisesse de fato completar a maratona teria que ser no meu ritmo ( lento ). A planilha F.I.R.S.T. para a primeira maratona era baseada nos ensinamentos do livro "Run less, run faster" que eu havia lido alguns meses antes. Resumindo, 3 dias de corrida mais dois de treino alternativo - no meu caso natação. Cada dia de treino com um objetivo específico: aumentar o consumo de oxigênio, aumentar o limiar de lactato e aumentar a resistência. terça/quinta/sábado, Tiros, Treino de ritmo e longão, natação quarta e sexta, assim é a semana típica de treinamento.
Resolvo que serão dois dias de esteira e um de rua, quase sempre na Lagoa. Na esteira é mais fácil controlar a velocidade dos tiros e dos treinos de ritmo, fundamentais no método First. No primeiro longa fico beirando a exaustão, numa cadência próxima de 8 minutos por km (7,5-7,6 km/h). No segundo já estava com o GPS (forerunner 405) trazido pelo Flávio, amigo corredor e incentivador da primeira hora e passei a registrar todos os longões (o segundo de 14,5km http://connect.garmin.com/activity/29781385 ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário